Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

HAICAI - HISTÓRIA E ESTRUTURA ORIGINAL














Haikai ou haicai ( termo aportuguesado ) é uma forma de poesia provinda do Japão. Consiste em um poema de 17 sílabas distribuídas em três versos , imortalizado por Matsuo Bashô no século XVII.  O haikai de Bashô estava ligado a uma visão zen-budista do mundo, consistindo , para ele e seus discípulos, em um exercício espiritual , uma via para atingir a iluminação; diga-se também, que o haikai japonês compõe-se de duas partes fundamentais : uma é a circunstância geral, que situa o poema no tempo e no espaço ( como, por exemplo, determinada estação do ano, uma hora do dia, um elemento da paisagem ) , e a outra , a que apreende um momento particular, com algo de inesperado, ativo - a interação destas partes produz o efeito poético do conjunto. O haikai procura dizer ( ou sugerir ) muito com poucas palavras ; é  " emoção concentrada numa síntese fina " ( Guilherme de Almeida - poeta ).
Origem do Haikai
O haikai origina-se do tanka ou waka, forma de poema breve com 31 sílabas, que em sua divisão clássica, é constituído de um terceto ( com versos de 5 , 7 e 5 sílabas ) e um dístico ( tendo ambos os versos , 7 sílabas ). A maneira preferida de criação do tanka era fazer-se no dístico um comentário sobre o terceto que o antecedia. Esse procedimento favoreceu que o poema passasse a ser composto em forma dialogada, ou seja , por duas pessoas , uma incumbindo-se da primeira estrofe. denominada hokku , e outra da segunda , chamada wakiku . Acentuou-se assim, a independência das partes da composição.
Desse gênero , denominado renga  ( canto interligado ), origina-se outro, o haikai-renga ( canto interligado divertido ) , espécie de poema coletivo informal praticado fora da corte, que se desfaz de regras mais complexas incorporadas pelo renga , alcançando popularidade. Daí provém , então, o nome haikai ( formado da hai - brincadeira , gracejo - , e kai - harminia , realização ) , que, desprendido da série da qual fazia parte, contará com seus próprios cultivadores, de tendências diversas ( como Teitoku , 1571 - 1613 e Soin , 1604 - 1682 ). No entanto, o haikai só será de fato um gênero autônomo, com características próprias ( e conservando a ideia de popularidade ) , a partir do trabalho desenvolvido por Matsuo Bashô ( 1644 - 1694 ). Por ser o nome original, ele é apropriadamente atribuído à poesia de Bashô e seus muitos discípulos ( que, a rigor , praticavam o haicai-renga, pois o entendiam ainda como arte coletiva).  O haikai era, até Bashô , "uma espécie de diversão social e frívola , versinhos humorísticos e trocadilhescos ( Paulo Leminski - poeta ). Coube ao mestre, "converter esses exercícios de estética artificiosa em experiências espirituais " ( Octávio Paz - poeta ) .O haikai transforma-se então em recriação "de um momento privilegiado: exclamação poética, caligrafia, pintura e meditação, tudo junto " (Octávio Paz ) . Cultivador do budismo zen , o mestre dedicaria sua vida ( vivida como andarilho ) a essa modalidade de " poema em miniatura" , infundindo-lhe "uma alma imortal " ( Paulo Leminski ). Na visualização de Leminski,  " assim viajou Bashô , a pé, em sua vida errante por todo um Japão agreste e agrário, atrás de luas , lagos, templos dentro de florestas, buscando o vagalume do haikai " ; seus poemas seriam  "feridas , contradições zen, singulares vivências de uma sensibilidade à flor da pele " ( Leminski ).
É no final do século XIX que se introduz, por iniciativa do poeta Masoka Shiki ( 1867 - 1902 ) , o termo haiku ( criado a partir das palavras haikai e hokku ) , para designar o terceto concebido independentemente do renga , como arte individual ou solitária. ( Haikai e haiku são , hoje , palavras comumente usadas como sinônimas. )

Estrutura do Haikai
Há uma correspondência clara entre a estrutura métrica do haikai e o modo como o poema é concebido. O primeiro verso apresenta uma situação; o segundo, que se estende a medida do primeiro, sugere movimento ; e o terceiro , ao retomar a extensão do verso inicial, pode dar a ideia de retorno. Tradicionalmente, o haikai exprime uma imagem ligada à natureza e á percepção desta , à qual se associa uma emoção. O poema relaciona dois elementos básicos, segundo a lição de Bashô : um de 'permanência' ( a 'condição geral' , como por exemplo, a primavera, o fim do outono, etc. ), e outro de 'transformação' , a 'percepção momentânea' , gerando-se uma unidade a partir destes pólos.
Tomemos como exemplo um único haikai de bashô, o mais conhecido deles, apresentado aqui em tradução de Paulo Leminski:
                                                         velha lagoa
                                                        o sapo salta
                                                      o som da água

Para Leminski , este poema serve como modelo para se observar a " circunstância eterna, absoluta, cósmica, não humana " própria do primeiro verso ( que também estaria representada em versos como "lua de outono" , "vento de primavera", "dia de ano novo" , etc. ), a condição de mudança, de "acidente casual ", própria do segundo, e o "resultado da interação entre a ordem imutável do cosmos e o evento " , percebido no terceiro verso.
  No dizer de Octávio Paz , o haikai "é uma palavra cápsula carregada de poesia, capaz de fazer saltar a realidade aparente " ; para haroldo de Campos, o haikai funciona como uma espécie de objetiva portátil, apta a captar a realidade circunstante e o mundo interior, e a convertê-los em matéria visível" , consistindo numa "impressionante tradição de síntese absoluta e apresentação direta " que a poesia japonesa nos oferece.
O Haikai no Brasil
No Brasil , o haicai é praticado de acordo com concepções formais diversas, embora se mantenha, quase sempre, o terceto:pode ser composto de versos livres ou conforme o esquema métrico original ( o primeiro verso com 5 sílabas, o segundo com 7 e o terceiro com 5 ) ; pode conter rimas ou não, etc. Quanto ao teor do poema , ou quanto ao "espírito" do haikai, ora ele é criado em português de modo a afinar-se com sua concepção original , ora é visto como um formato capaz de abrigar todo e qualquer tema ou "ideia poética".
Referência : Marcelo Tápia
Mais três haicais :       

     uma ave a descer
além - leve e lenta - além
       (suave esquecer )
                                        Pedro Xisto


   alvorece: patos
ariscos o rio riscam
 e o sono dos sapos
                                        Pedro Xisto



        pó repouse em pó
ou venham ventos que elevem
       sobre a sorte o só
                                                      
                                      Pedro Xisto



Nenhum comentário: